Dúvidas Frequentes

Trata-se de um equipamento utilizado para o aquecimento de água através do calor do sol, com um armazenamento isolante de temperatura para uso posterior. Composto por coletores solares (placas) e pelo boiler, este em que a água aquecida fica alojada, tem como objetivo a baixa no consumo de energia elétrica no uso deste em paralelo com os meios mais habituais.

O sistema de aquecimento solar conta com grandes vantagens, tais como o uso de uma fonte inesgotável de energia natural sem agredir o meio-ambiente tornando seu uso ecologicamente correto, economia de energia a um prazo de aproximadamente 20 anos, dentre outras mais. Sua vantagem primordial além de ser uma ferramenta não poluente, é o fato de gerar uma economia acentuada a seus usuários em relação a conta de energia elétrica, além de poder utilizar água quente de forma mais agradável a si e a seu bolso.

Os sistemas de aquecimento d’água através da radiação solar normalmente são divididos em dois elementos. Os coletores solares, também conhecidos como placas de captação de calor, e o reservatório, também conhecidos como Boiler.

Os coletores têm uma configuração bem similar independente do tipo, onde seu objetivo é coletar a temperatura externa, trazida através dos raios solares, induzindo o aquecimento da água que se encontra no seu interior.

Os reservatórios são fabricados a partir de materiais resistentes a corrosão com um isolamento térmico bem eficaz que permite manter a água aquecida pelo maior tempo possível.

Em comparação as demais formas de aquecimento d’água presentes no mercado, o aquecedor solar exige um investimento um pouco maior. A diferença primordial dentre as demais opções é simplesmente a economia a longo prazo, uma vez que os sistemas de aquecimento solar exigem pouca manutenção em comparação com os demais.
A recuperação do valor investido está na média dos dois anos, mais precisamente entre 18 e 36 meses dependendo do consumo.
Os aquecedores solares geram uma economia de aproximadamente 40% em sua conta de energia. Considerando que a vida útil destes é de aproximadamente 20 anos, você já terá pago pelo produto e mesmo assim ainda continuará economizando. É recomendado a limpeza das placas coletoras a cada 6 meses para a garantia da eficácia do produto, no entanto essas manutenções tem um custo muito baixo considerando as demais modalidades.

O sistema de aquecimento além de rentável ainda por cima não oferece riscos ao meio ambiente, sendo considerado uma iniciativa ecologicamente correta. Isso deve-se ao fato de o mesmo reduzir a emissão de carbono por conta da redução do consumo de energia elétrica por seus usuários. Pode-se dizer que esta modalidade é bem vista aos consumidores por conta de suas “positivas” em relação a vários os fatores.

O consumo diário é estipulado de acordo com diversos fatores para determinar qual o volume de água quente você precisará para suprir sua demanda. Como por exemplo a quantia de banhos diários, a vazão do chuveiro ou ducha, se você irá disponibilizar a água do reservatório para a cozinha e torneiras dos banheiros, dentre outros fatores que podem alterar o resultado final desta somatória. Para que haja um cálculo mais preciso usa-se a norma NBR 15569 que irá sugerir qual produto se encaixará melhor de acordo com as suas necessidades. Como os cálculos dessa norma são um pouco mais complexos, ela normalmente é usada para instalações de maior porte, tais como hotéis, hospitais, clubes, dentre outros. No caso de instalações residenciais, é de praxe usar o cálculo simples que é baseado nas seguintes métricas, 100Lts de água quente e 1,5 m² de coletor solar para cada morador da casa. Estas contas simples podem ser adaptadas para moradias em regiões mais frias.

O Aquecimento solar pode ser usado em quaisquer lugares que tem a necessidade de água quente, tais como:

  • Residências
  • Edifícios
  • Hotéis
  • Clubes
  • Indústrias
  • Piscinas
  • Etc…

É possível converter a energia solar em energia elétrica sim, porém trata-se de outro tipo de sistema voltado para esse objetivo. Esse sistema de aquecimento serve apenas para o aquecimento d’água. Embora ambos os sistemas utilizem como fonte de energia a radiação solar, tratam-se de tecnologias totalmente diferentes.

A temperatura que a água pode atingir ao ser “tratada” pelo aquecedor solar varia de acordo com as incidências solares, região, tipo de região, condições climáticas, tipo de tecnologia empregada, dentre outros fatores. No entanto a temperatura produzida normalmente está acima da temperatura ideal para uso, sendo necessária a mistura com água fria.

Sim, isso é possível. Essa ação geralmente é utilizada por pessoas que buscam um melhor conforto, empresas que tem a real necessidade de garantir a temperatura da água utilizada, dentre outros públicos. O resultado dessa somatória de placas coletoras trabalhando em conjunto beneficia o usuário principalmente em dias em que a reincidência solar é menor, em dias nublados, com muitas nuvens, e até mesmo nos dias em que a temperatura estiver baixa, pois facilitam o rápido aquecimento da água que será armazenada, podendo até mesmo proporcionar um aumento da temperatura desta.

O tempo de retorno sobre o investimento varia de acordo com o uso, com um prazo estimado entre 18 a 36 meses. Como trata-se de um produto de alta durabilidade, aproximadamente 240 meses, seu uso é muito vantajoso e econômico.
Em comparativo aos métodos tradicionais de aquecimento d’água (aquecimento á gás, energia elétrica, etc..), o valor de sua manutenção e baixo, e devem ser feitos semestralmente para que se prolongue a vida do sistema.

A possibilidade existe, e ajuda caso o seu apartamento seja pertencente a cobertura do edifício. Grande parte dos aquisitores dessa tecnologia tendem a verificar os requisitos enquanto o imóvel está sendo construído para se atentar ao detalhes, facilitando a inserção do sistema unicamente para seu apartamento em específico.

Para a rede hidráulica de água quente recomenda-se usar tubos de cobre, pois já foi comprovado a sua eficácia e durabilidade para tal tarefa.

Existe um sistema auxiliar elétrico para esse momentos onde a radiação solar não se faz suficiente para o aquecimento de água através do sistema, uma vez que a água já está pré aquecida. Esse sistema por padrão fica desligado, devendo ser acionado somente caso necessário.

Isso irá depender da capacidade do reservatório e temperatura atual da água, podendo oscilar entre 1 e 3 horas na maioria dos casos.

O Boiler ou reservatório térmico, como é comumente conhecido, dispõe da capacidade de retardar a perda da temperatura da água drasticamente, em vista de ser impossível conter perdas na temperatura em 100%. Independente disso, essa perda não prejudica a eficácia do sistema pois ele aquece a água em temperaturas elevadas para compensar essa perda. Caso necessário a temperatura pode ser conservada pelo sistema auxiliar elétrico.

O sistema auxiliar trabalha com uma resistência de potência reduzida com consumo variável entre 1,5 Kw a 3,5 Kw. Há quem pense que o aquecedor consuma igual o mais que um chuveiro comum, porém deve-se atentar ao detalhe de que um chuveiro usa-se todo dia, já o sistema de aquecimento auxiliar, como o próprio nome julga, apenas é ativado quando necessário, uma vez que o sistema de aquecimento solar faz esse trabalho na grande maioria das vezes.

O sistema auxiliar elétrico pode ser acionado automaticamente. Porém não recomendamos que o mesmo fique ligado direto para que não haja o acionamento do mesmo em momentos que não haja a real necessidade.

Pode sim. Além do aquecimento elétrico que vem integrado ao aparelho vários usuários equipam seu sistema hidráulico com o aquecedor a gás, que assim como o sistema elétrico deve ser usado apenas em caso de real necessidade, para complemento a água previamente aquecida.

Com certeza. Porém é indicado usar o mesmo ligado apenas no modo verão para evitar o gasto desnecessário de energia. Faz-se conveniente a utilização de chuveiros inteligentes, que regulam a temperatura de sua resistência de acordo com a necessidade, uma vez que a água  já estará pré aquecida.

Não. O sistema de aquecimento solar não é feito para esse propósito, uma vez que a causa da pressão hidráulica está ligada diretamente a altura da caixa d’água, inclinação dos canos, dentre outros fatores. Para que a pressão tenha um acréscimo, seria necessário o aumento da elevação da caixa d’água ou a instalação de pressurizador, bomba d’água, etc. Caso haja o interesse na instalação de algum desses, recomenda-se a aquisição de um reservatório térmico (boiler) para “alta pressão” para que o mesmo suporte tal encargo.

É de extrema importância para o bom funcionamento do aquecedor mante-lo sempre limpo para que seu funcionamento não seja prejudicado.
A limpeza do mesmo deverá ser feita numa decorrência de 6 meses, sempre atentando-se a temperatura do mesmo para que não haja um choque térmico levando seu vidro a cacos. Por conta disso é indicado que sua limpeza seja feita por volta dos meses de abril e julho, pois são épocas mais frias e de preferência no período da manhã onde o sistema ainda não teve grande contato com o sol, oque eleva muito a sua temperatura.

O sistema de aquecimento da Solarvac dispõe de uma tecnologia de ponta onde o congelamento do liquido no interior do sistema tornou-se coisa do passado. Nosso sistema trabalha baseado no vácuo onde o mesmo por natureza previne com eficácia o congelamento interno.

Essa alteração torna-se inviável. O boiler para sistemas pressurizados trabalha de forma diferenciada, uma vez que possui maior resistência a diferentes níveis de pressão. Por conta disso não é possível transformar um boiler comum em um boiler pressurizado.

Não é possível, pois o sistema de aquecimento para piscina trabalha de forma diferenciada, sem reservatório térmico (boiler), diferente do sistema de abastecimento de água. O correto é a instalação de um sistema para cada finalidade.

Essa é uma grande preocupação do público que busca adotar essas medidas como método de aquecimento de água, visando tanto o bem-estar quanto a economia. Porém a boa notícia é que o boiler pode manter sozinho a temperatura da água com baixos níveis de perda de temperatura, porém se necessário o sistema de auxilio entra em ação para garantir o ao mesmo o abastecimento constante de água quente.

Seja um revendedor

Venha fazer parte de uma das empresas que mais crescem no Brasil. Entre em contato conosco e saiba das inúmeras vantagens de se tornar um revendedor SolarVAC em sua cidade. Venha nos fazer uma visita em nosso escritório:

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 933 Curitiba – PR
info@solarvac.com.br
(41) 3365-7751

Interessado em economizar com aquecimento solar?